logo gibicon

Apresentação | Bios Nacionais | Bios Internacionais | Expos | Locais - Programação | Realização | Gibiteca | Contato | ZnorT!

 

AFONSO ANDRADE

Afonso Andrade é coordenador e curador do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos – em 2007, 2009, 2011 e 2013. Também foi curador da Bienal em quadrinhos da 3ª Bienal do Livro de Minas e do projeto Conversa em quadrinhos, da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

ANA KOEHLER

 

Nascida em 1977, em Porto Alegre, Ana Koehler é Formada em Arquitetura pela FURGS, mas trabalha como ilustradora e quadrinista. Conhecida no mercado franco-belga de quadrinhos, desenhou Awrah, ainda inédito no Brasil.

 

http://www.analuizakoehler.com/

 

ANDRÉ CALIMAN

Nascido em 1986, em São Paulo, André Caliman é ilustrador e quadrinista. Mora atualmente em Curitiba, foi um dos responsáveis pelas revistasQuadrinhópole e Avenida e trabalhou três anos para a editora norte-americana Across the Pound, na HQ E.L.F. Seu lançamento mais recente é a revista independente Rua!.

http://andrecaliman.blogspot.com/

ANDRÉ DINIZ

André Diniz nasceu em 1975 na cidade do Rio de Janeiro e é escritor, quadrinista e ilustrador. Autor prolífico que trabalha tanto como desenhista quanto roteirista, Diniz lançou nos últimos anos as obras 7 vidasAto 5O quilombo Orum AiêMorro da favelaA Cachoeira de Paulo Afonso,Negrinho do Pastoreio, entre outros.

 

http://www.nonaarte.com.br/

ANDRÉ DUCCI

Curitibano, quadrinista e formado em gravura, André Ducci é  autor do projeto Anatomista, que une anatomia científica e artes gráficas. Ilustrou para a Drop Dead e suas HQs foram publicadas em várias revistas como SimplesVelotrolEntropiaBocaAargh!!! (República Tcheca) e Stripburger (Eslovênia), além da coletânea MSP+50. Também escreveu com Dea Meissner e ilustrou o livro Tocar na Banda. Lançou no começo de 2012 o livro/quadrinho Guia de Ruas Sem Saída(Edith) com Joca Reienrs Terron.
 
 

ARISTIDES DUTRA

Aristides Dutra é artista plástico, designer e é docente da Universidade Veiga de Almeida e da Universidade Cândido Mendes, ambas no Rio de Janeiro, e colunista de arte e história da revista Conceito A e do site Canal A. É pesquisador e mestre em jornalismo em quadrinhos, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

AUGUSTO PAIM

Jornalista, escritor e tradutor, Augusto Paim é  graduado em Jornalismo pela UFSM e mestrando em Letras/Escrita Criativa na PUCRS, cujo trabalho final será uma graphic novel. Indicou e traduziu para o português Johnny Cash - uma biografia, premiada HQ do alemão Reinhard Kleist. É curador e organizador do II Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos e autor das reportagens em quadrinhos Juventude: tempo de crescer e Inside the Favelas.
 
 

BENNETT

Benett mora em Curitiba e é cartunista dos jornais Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo, onde publica as tiras Punkada e Benett-o-matic. Colabora também com o Le monde diplomatique. Teve um livro de tiras publicado em 2007: Benett apavora! – Tiras encardidas e desenhos infames para toda a família disfuncional (Juruá).

http://blogdobenett.blog.uol.com.br/

BIRA DANTAS

Quadrinista, ilustrador, chargista e professor. Bira Dantas esenhou a HQ Os Trapalhões, foi intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet e colaborou em diversas revistas (PântanoTralhaPorradaBundas etc) e jornais (Folha da TardeDiário do PovoPasquim 21 e sindicais). Publicou as adaptações em quadrinhos de Memórias de um Sargento de MilíciasD. Quixote e O Ateneu, além das tiras do Tatu-man no Correio Popular.
 
 
 

CADU SIMÕES

Historiador e roteirista de quadrinhos. Criador do Homem-Grilo e de  Nova Hélade, é um dos fundadores do Petisco, iniciativa de publicação de quadrinhos online. Sempre publicou seus quadrinhos de forma independente e foi um dos fundadores do coletivo Quarto Mundo. Ganhou HQ Mix de roteiro pelo Homem-Grilo e trabalha como redator e roteirista de HQs institucionais.
 
 
 

CARLOS MACHADO

Carlos Alberto Machado, doutor em educação é escritor de ficção científica com várias obras no mercado literário: "Proibido ler de Gravata: estranhas histórias de seres normais" (2010), pela editora Multifoco do Rio de Janeiro, "Deus Ex-Machina: anjos e demônios na era do vapor" (2011), pela editora Estronho de Minas Gerais, e "SOS A Maldição do Titanic" (2012), pela editora Literata de São Paulo. Seu trabalho de mestrado "Ficção Científica na Educação" esta no prelo pela editora Devir de Sâo Paulo. Conhecido no meio steamer como Capitão Escarlate, é fundador da Loja Paraná do Conselho SteamPunk em Curitiba (http://pr.steampunk.com.br/). Junto com os membros do conselho realiza eventos, oficinas, encontros, palestras e fotonovelas.
 
 
 

CARLOS MAGNO

Nascido em 1976, em Guarapuava, no Paraná, Carlos Magno é desenhista e ilustrador. Mora atualmente em São José dos Pinhais (PR) e já trabalhou para diversas editoras norte-americanas de quadrinhos, como DC, Marvel, Boom, Avatar, Moonstone e IDW, desenhando Liga da Justiça,HulkFantasmaTransformers, a nova série Planeta dos Macacos,  entre diversos outros personagens.

http://www.comicvine.com/carlos-magno/26-44265/

 
 

CASSIUS MEDAUAR

Jornalista, editor e tradutor. Foi editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Traduziu Clube da lutaO vendedor de armas,Dexter: no escuroCicatrizesO paraíso de Zahra, entre outros. Atualmente, é editor na JBC e mantém uma coluna na Publish News.
 
 
 
 

CELSO FALASCHI

Jornalista e professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Literário da Academia Brasileira de Jornalismo Literário, da qual é cofundador e, desde 2006, presidente. Doutor em Psicologia, com estudos sobre criatividade aplicada à escrita. Participou da organização e fundação da CRIABRASILIS – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, da qual foi conselheiro. Foi editor do jornal O Estado de S. Paulo, diretor da Intercom e coordenador da Expocom. Lecionou no curso de jornalismo da PUC-Campinas por vinte anos.
 
 
 

CHICO LAM

Natural de São, Paulo, Chico Lam é designer Gráfico e Mestre em Educação Ambiental e também professor de Design.Criador do Menino caranguejo, que já virou animação e HQ. Atualmente, mora em Joinvile (SC).
 
 
 

CLAUDIO MARTINI

Editor, tradutor e Designer, Claudio Martini é fundador e responsável pelos lançamentos da Zarabatana Books.
 
 
 
 

CLAUDIO YUGE

Alfabetizado com histórias em quadrinhos, Claudio Yuge desde então lê, escreve e produz. Começou com os fanzines nos anos 1990, depois roteirizou e desenhou a série Tipos e foi secretário da Gibiteca de Londrina. Em Curitiba, foi jornalista de cultura com foco em cinema e quadrinhos entre 2001 e  2010. Atualmente mantém colunas no seu site e revista eletrônica Ideia Fixa 
 
 
 
 

DANIEL ESTEVES

Daniel Esteves é formado em história. Trabalha como professor de história em quadrinhos e roteirista. Ganhou diversos HQ Mix como roteirista e pela sua sérieNanquim Descartável, e também pela HQ de que é coautor O Louco, a Caixa e o Homem. Participou de diversas publicações nacionais de quadrinhos: Front,QuadrinhópoleGaragem HerméticaCafé Espacial, entre outras. É membro dos coletivos de quadrinistas Quarto Mundo e Petisco.
 

DANILO BEYRUTH

Danilo Beyruth iniciou a carreira ilustrando publicidade. Criou o Necronauta publicado pela HQM, em 2010, e o segundo volume pela Zarabatana, em 2011. Em 2010, escreveu e desenhou Bando de Dois (Zarabatana), que lhe rendeu um o Angelo Agostini e o três troféus HQ Mix. Também participou da coletânea MSP+50 e lançará em 2012 a primeira Graphic MSP, com o personagem Astronauta. 
 
 
 

DOUGLAS QUINTA REIS

Douglas é um dos sócios da devir Editora, responsável por diversos lançamentos de histórias em quadrinhos, livros de ficçõa e material de RPG.
 
 
 
 

DW

DW Ribatski, ou Darlan William Ribatski ou DW RBTZK nasceu em Curitiba em 1982 e mora hoje em São Paulo. Artista nato, trabalha nos mais diversos campos das artes visuais, da ilustração ao design, dos storyboards aos quadrinhos. Também é arte-educador, músico e produtor. Recentemente, lançou os álbuns Vigor Mortis Comics (Editora Zarabatana), em parceria com José Aguiar e Paulo Biscaia e La naturalesa.
 
 
 
 

EDSON ISSAMU KOHATSU

Foi assistente de arte na editora Nova Sampa (1986-88), em Jaspion, da Ebal (89-90), ilustrou livros paradidáticos e didáticos, e fez parte da equipe de O Gralha. Também deu aulas de HQ na Fundação Cultural de Curitiba. Em 2011, apresentou o mangá Anjos Vorazes para editora Shueisha, da revista Young Jump Magazine.
 
 
 

EDUARDO MEDEIROS

Eduardo Medeiros é ilustrador e quadrinista. Publicou Neeb e Fanzine e lançou com Rafael Albuquerque e Mateus Santolouco o álbum Powertrio (no Brasil pela Devir e nos EUA pela Oni Press). Teve HQs publicadas na revista Mad, no IG Jovem, e fez uma história do Homem-Aranha para revista Strange Tales, da Marvel e participou da coletânea MSP + 50. Lançará a HQ Sopa de salsicha pela Quadrinhos na Cia.em 2013, prepara um livro de Friquinique que saiu na Ideia Fixa e a série Roberto, iniciada no IG Jovem, voltará em site próprio.
 
 
 

ÉMERSON VASCONCELOS

Émerson Vasconcelos é o organizador da convenção de quadrinhos Multiverso ComicCON, realizada anualmente em Porto Alegre. É jornalista, formado pela Unisinos e cursa o Mestrado em Comunicação na mesma universidade, onde desenvolve uma dissertação ligada ao desenvolvimento da linguagem dos quadrinhos digitais. Foi colaborador, elaborando resenhas, no site Universo HQ e, posteriormente, passou a escrever notícias diariamente no site HQManiacs. Atualmente, além de cuidar do seu evento, e de dar os retoques finais em sua dissertação, produz quinzenalmente a coluna "Além do Multiverso", para o site Terra Zero.
 

ÉRICO ASSIS

Érico Assis é jornalista especializado em HQ e tradutor de HQ. Escreve para a área de quadrinhos do site Omelete desde 2000 e mantém coluna sobre quadrinhos no Blog da Companhia das Letras desde 2010. Traduz quadrinhos do inglês para as editoras Companhia das Letras e Panini, entre outras, como Scott Pilgrim,WilsonVampiro Americano etc.
 
 

FABIO MOURILHE

Fabio Mourilhe é professor temporário na UFRJ (seminário de estética nos quadrinhos), doutorando em Filosofia e em Comunicação, autor de diversos livros que tratam de pesquisas sobre quadrinhos e organizador dos Colóquios Filosofia e Quadrinhos no Rio de Janeiro.
 

FABRIZIO ANDRIANI 

Fabrizio Andriani estudou na Accademia Ligustica di Belle Arti, em Gênova, na Itália, é desenhista, ilustrador artista plástico e professor dos colégios Anjo da Guarda e Palmares, em Curitiba. 
Suas mais recentes exposições foram Metamorphosis, mostra coletiva organizada pela Agora Gallery, de Nova York, uma exposição individual na Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap) exposição no Sesc/Centro-PR e recentemente na Galeria Subsolo. Também é coordenador e curador da Gibicon. 
 
www.fabrizioandriani.com.br 
 
 

FERNANDO GONSALES

Fernando Gonsales nasceu em São Paulo, em 1961. É ilustrador, quadrinista e chargista. É o criador do personagem Níquel Náusea, publicado diariamente na Folha de S. Paulo desde 1985 e com vários álbuns lançados pela editora Devir. Ganhou diversos prêmios HQ Mix.
 
 
 

FERNANDO IKOMA

De Martinópolis (SP), Fernado Ikoma foi roteirista da Abril-Disney e Hanna &Barbera e criou diversos personagens, como Fikom, Satã, a Alma Penada,  A espiã de Vênus, Play-boy, O Paquera, Turma da Cova e uma centena de historias avulsas. É autor do livro A técnica Universal das Histórias em Quadrinhos e do Curso Comics em 12 fascículos. Nas artes-plásticas ganhou os 1º prêmio em desenho e pintura no 11º e 13º no Salão Paranaense de Novos.
 
 

FRANCO DE ROSA

Nascido em São Paulo, Franco de Rosa era fã das HQs da Edrel, de Claudio Seto, Fernando Ikoma e Paulo Fukue. Foi fanzineiro e publicou tiras no Noticias Populares e na Folha de S. Paulo. Colaborou com a revista de humor Klik e com Seabra, em Zorro Capa e espada (ambas pela Ebal). Essa dupla passou a trabalhar para a Grafipar em 1979 até o encerramento da editora, quando Zorro foi para a editora Maciota. Também foi chargista, ilustrador e articulista de quadrinhos daFolha da Tarde. Foi editor da Nova Sampa e um dos fundadores da Mythos, onde publicou Oscarzinho, e depois criou a Opera Graphica. Em 2010, fundou a Kalaco.
 
 
 

FULVIO PACHECO

Fulvio Pacheco, curitibano, é especialista em História da Arte (FAP). Quadrinista, produtor de vídeo e professor de mangá (Gibiteca de Curitiba, Praça do Japão e Centro de Artes Guido Viaro), de Pedagogia (FAMEC) e de Pós-Graduação em Quadrinhos (OPET). Realizou 35 exposições e publicou HQs (QuadrinhópoleCurupira, Fantasias Urbanas etc). É editor de conteúdo de artes para a Positivo e ministra cursos de capacitação em artes (quadrinhos e vídeo) para professores.

 

 

GALVÃO

Galvão Bertazzi edita e publica tiras diárias no seu site Vida Besta desde 1999 e diariamente nos jornais Diário Catarinense (SC) e O Popular (GO). Publicou na revista italiana Internazionale e também foi na Itália que lançou sua primeira graphic novel As Crônicas Bizarras do Absurdyum (inédita no Brasil). Lançou em 2012 Vida Besta por Galvão (Juarez & Donizete). Ganhou duas vezes o troféu HQMIX por melhor site de autor.
 
 
 

GIAN DANTON

É roteirista de quadrinhos desde 1989. Publicou em diversas editoras, destacando-se a parceria com Joe Bennett, (Família Titã e A hora do crepúsculo). É roteirista da graphic novel Manticore, ganhadora de diversos prêmios, e criador da webcomic Exploradores do Desconhecido, com desenhos de Jean Okada. Publicou diversos livros, como Ciência e quadrinhosWatchmen e a teoria do caos e O roteiro nas histórias em quadrinhos, todos da Marca de Fantasia. 
 
 
 

GONÇALO JUNIOR

Nascido em Guanambi (BA), Gonçalo Junior passou a maior parte da vida em Salvador, onde estudou jornalismo (UFBA) e direito (PUC-SAL). Trabalhou em diversos jornais em Salvador e em São Paulo. Por quatro anos, editou a revista Personnalité (Trip) para clientes do Itaú. Entre 2010 e 2011, foi editor de cultura do Diário de S. Paulo. Em 2012, trabalhou na pauta do telejornal Redetv News, da Redetv! Publicou vinte livros: A Guerra dos Gibis (Companhia das Letras), Maria Erótica e o clamor do sexo (Peixe Grande), País da TV (Conrad), O Homem-Abril (Opera Graphica), Tentação à Italiana (Opera Graphica), entre outros.
 
 
 
 

GUILHERME CALDAS

Nascido em Curitiba, Guilherme Caldas cursou Artes Plásticas em São Paulo, na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e é ilustrador, artista plástico e quadrinista. Lançou recentemente o álbum Candyland (Barba negra/ Caderno Listrado).
 
 
 

GUILHERME KROLL

Guilherme nasceu em São Paulo em 1984. Cursou Editoração na ECA-USP e em 2010 fundou a Balão Editorial com mais duas sócias. Quadrinhos dominam o a linha da editora, que recentemente lançou todo o seu catálogo em ebook.
 
 
 
 

GUS MORAIS

Nascido em São José dos Campos, em 1983, Gus Morais é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo. Trabalha como ilustrador e quadrinista desde 2007. Publica a HQ Bytes de memória no caderno Tec, da Folha de S. Paulo. Lançou recentemente o livro Privilégios e outras histórias.
 
 
 

GUSTAVO MACHADO

Nascido no Rio de Janeiro, Gustavo Machado começou como desenhista do Sítio do Pica-Pau Amarelo (RGE). Em seguida, desenhou HQs de terror para a Vecchi e quadrinhos adultos para Editora Grafipar. Depois trabalhou como ilustrador de publicidade e animador. Como desenhista da Abril, trabalhou com Zé Carioca, Os Trapalhões, Sergio Mallandro, Gugu, Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan e Tarzan, destacando-se por Didi Volta Para O Futuro. Publicou em parceria com Wander Antunes, Dora e O Corno Que Sabia Demais (Pixel). Como desenhista, recebeu dois prêmios Abril de Jornalismo, dois prêmios Angelo Agostini e dois troféus Dona Beja de Quadrinhos. Atualmente, é ilustrador de materiais didáticos e de publicidade e vive em Londrina há 19 anos. 
 
 

IBRAIM ROBERSON

Nascido em 1983, em São Paulo, Ibraim Roberson é desenhista e ilustrador. Trabalha para as grandes editoras norte-americanas de histórias em quadrinhos. Entre seus trabalhos estão X-Men sombriosSteve Rogers: super soldier e Novos Mutantes (Marvel), Liga da Justiça, Frankenstein: Flashpoint e Mulher-Gato (DC), The zombie survival guide: recorded attacks(Avatar Press), entre outros.

http://www.ibraimroberson.com

 
 

JEAN GALVÃO

Jean Galvão, cartunista. Produz desenhos e tiras para a revista Recreio (Animatiras), da Editora Abril, e para a revista Runners. Desde 1999 publica charges políticas na página 2 do jornal Folha de S. Paulo. Publicou o livro , pela LeYa / Barba Negra.
 
 
 

JOÃO MONTANARO

Quadrinista e ilustrador, João Montanaro é um dos mais novos chargistas do Brasil. Publica seu trabalho na Folha de S. Paulo e na revista Recreio. Publicou o livroCócegas no raciocínio e foi um dos artistas brasileiros selecionados para fazer residência na Alemanha por um projeto de intercâmbio do Goethe-Institut.
 
 
 
 

JOSÉ AGUIAR

Formado em Artes Plásticas na Faculdade de Artes do Paraná, ilustrador, roteirista e editor. Ganhou o HQMIX e Angelo Agostini. Publicou Folheteen (Devir),Quadrinhofilia (HQM), Revolta de Canudos (Escala Educacional), Ato 5 (independente), Vigor Mortis Comics (Zarabatana) e Dom Casmurro (Nemo). Na França, desenhou duas HQs de Ernie Adams e participou de Un Jour de Mai (coletânea). Atualmente é coordenador e curador da Gibicon, e publica as tiras Folheteen eNada com coisa alguma na Gazeta do Povo.
 
 
 
 

JOE BENNETT

Nascido em 1968, em Belém, Pará, Joe Bennett é desenhista. Já desenhou nas revistas Calafrio e Mestres do Terror e trabalhou para a Marvel (Homem Aranha, Hulk, entre outros), Image e desenhou Liga da Justiça e Gavião Negro para a DC Comics Atualmente trabalho emExterminador, para a mesma editora. Bennett expôs em Curitiba, durante a comemoração dos 25 anos da Gibiteca de Curitiba e na Gibicon 0. Pode se vangloriar de ter trabalhado com o lendário Alan Moore.

 

JÚLIO SCHNEIDER

Júlio Schneider é tradutor dos quadrinhos italianos da Bonelli no Brasil. É responsável também pelos paratextos da revistas Mágico Vento e J. Kendall - Aventuras de Uma Criminóloga.

 

JUSCELINO NECO

Jornalista, pesquisador e quadrinista. Mestre em Jornalismo na UFSC, estudando o discurso no modelo de reportagem em quadrinhos de Joe Sacco. Desde 2011 pesquisa quadrinhos de não ficção no doutorado da ECA/USP, como bolsista FAPESP. É autor das HQs DestroçosA Maldição dos Sapos e Best Seller.

www.massacredepelucia.wordpress.comwww.jumentomascarado.blogspot.com.br

 

 

KEY IMAGUIRE

 
Key Imaguire é arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná; e doutor em História das ideias pela mesma instituição. Participou do júri do Salão Internacional da Caricatura de Montréal (1988) e da Bienal de Arquitetura de Bucarest (2012). Palestrou em várias cidades brasileiras e também no Chile, Argentina, Uruguai, Romênia e teve seus trabalhos publicados na Itália, Romênia e Alemanha. É um dos fundadores da Gibiteca de Curitiba.
 
 
 

KLEBS JR.

Klebs Jr. nasceu em São Paulo e é quadrinista, ilustrador, escritor e diretor do Estúdio Impacto Quadrinhos. Já trabalhou para a Marvel, Malibu e Dark Horse.
 
 

LAUDO FERREIRA

Laudo ferreira produz quadrinhos desde meados dos anos 80, participando tanto em publicações editoriais quanto de forma independente. Venceu os prêmios HQ Mix e Ângelo Agostini. Seus trabalhos mais recentes são Histórias do Clube da Esquina, a série da personagem Tianinha e a trilogia de álbuns Yeshuah.
 
 
 

LEANDRO ROBLES

Cartunista e ilustrador, é sócio do estúdio de ilustração Pingado Sociedade Ilustrativa. Dentre suas criações, se destacam o universo infantil Escola de Animais, publicada na Folhinha entre 2003 e 2009, e o personagem Macaco Albino. Publicou cartuns e charges em diversos veículos, entre eles o diário esportivo O Lance! , a revista INFO Exame e Folhateen (Folha de S. Paulo). Em 2007, foi autor de um “Plim-Plim”, vinheta animada exibida pela TV Globo, nos intervalos comerciais. Indicado em 2007 ao 19º troféu HQ Mix pelo site Escola de Animais nas categorias melhor site de quadrinhos e melhor site de autor.
 
 
 
 

LEONARDO MELO

Leonardo Melo é roteirista de quadrinhos e cinema. Editou e publicou na Quadrinhópole, revista independente ganhadora do HQ Mix. Em 2011, transformou a Quadrinhópole num site para distribuição de quadrinhos digitais e em rede social para autores e leitores.

http://www.qdcomics.com/

 

LIELSON ZENI

Lielson Zeni, 32 anos, é natural de Francisco Beltrão (PR). Mestre em literatura com dissertação sobre adaptações literárias para os quadrinhos. Atualmente é editor da Mauricio de Sousa Produções e professor de roteiro de histórias em quadrinhos na pós-graduação da OPET de Curitiba. Resenhista do Universo HQ e colaborador da revista Café Espacial, é também roteirista de quadrinhos e cinema.
 
 
 
 

MARCELO OLIVEIRA

Quadrinista, roteirista, professor de histórias em quadrinhos, escritor e editor dos Estúdios UCMComics.
 
 

MARCIO MENYZ

De  São Paulo capital. Formado em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu, em Artes Visuais pela Panamericana de Artes e História em Quadrinhos pela Universidade de Fortaleza (ministrado pelo artista Geraldo Borges). Começou a estudar na escola Impacto Quadrinhos, no curso de Desenho em 2010 e Colorização em 2011. No mesmo ano, teve a oportunidade de trabalhar no estúdio da Impacto como colorista. Atualmente  trabalha como coordenador e professor de colorização digital. The Green Hornet Annual #02, Warlord of Mars, Army of Darkness vs Danger Girl #06 (Dynamite/ Dynamic Forces)
 
 
 
 

MARDEN MACHADO

Marden Machado é jornalista desde 1983. Trabalhou em diversos jornais diários no Maranhão, Piauí, Ceará e Paraná. Implantou e coordenou o Departamento de Informações da Missão das Nações Unidas para Manutenção da Paz na Guiné-Bissau (UNOGBIS), e editou o primeiro manual de estilo e redação da imprensa guineense. Comentarista de cinema, música e cultura pop de diversos programas de rádio de Curitiba, bem como do programa Caldo de Cultura, da UFPR TV.
 
 
 

MÁRIO CÉSAR

Autor e editor de histórias em quadrinhos, além de ilustrador, chargista e designer gráfico freelancer. Criador da EntreQuadros - Walk on The Wilde Side e Círculo Completo, álbuns publicados pela Balão Editorial, foi indicado a Novo Talento - Roteirista e a Novo Talento - Desenhista no Troféu HQ Mix 2011. Também é coeditor do álbum Pequenos Heróis, vencedor do Troféu HQ Mix 2010 de Publicação Infanto-juvenil. Já foi diretor de arte e editor de quadrinhos da Editora Via Lettera onde editou diversos títulos como FrontBone (Jeff Smith), Love & Rockets (Los Bros Hernandez), entreoutros. Também foi chargista do jornal Jornalistas & Cia, da Mega Brasil Comunicação. Atualmente desenvolve as próximas edições de EntreQuadrosPequenos Heróis e uma graphic novel com o escritor Nick Farewell. 
 
 
 

MATCH

É quadrinista e ilustrador. Entre 2004 e 2008 formou o grupo de mangá TheOkay!, que vendeu, em 2007, mais de 1.000 fanzines em 4 dias de evento especializado no gênero. Desde 2005 participo dos Matsuris em Curitiba como desenhista de mangá, na criação de mascotes e personagens pros eventos, fazendo retratos em mangá dos visitantes e vendendo seus fanzines. Já trabalhou pro Estúdio Openthedoor e atualmenteestá na Master Roma Waiteman como ilustrador. Também é professor de mangá do centro cultural Tomodachi.
 
 
 
 

NELSON PADRELA

Nascido no Rio de Janeiro em 1938, se mudou para Curitiba em 1958, onde foi jornalista (Gazeta do PovoCorreio do ParanáCorreio de Notícias, revistaPanorama...) e funcionário público.escreveu roteiros eróticos para a Grafipar. Também foi roteirista de cinema e ganhou prêmios literários.
 
 

PABLO MAYER

Pablo Mayer é ilustrador e quadrinista, vive em Curitba. Desenhou a HQ A Casa ao Lado (HQM) e publicou por três anos a tira Brabos Comics no jornal A Notícia, e além de uma tirinha mensal na Revista do São Paulo Futebol Clube. Ilustrou para a Folha de S. Paulo, Grupo RBS, e Revistas Mac +WindowsVeja RioMundo Estranho, entre outras. Atualmente produz a webcomic Franco Show.
 
 
 

PAULO MAFFIA

Paulo Maffia é jornalista, editor e pesquisador, Maffia é o responsável pela linha de HQs na Editora Abril desde 2004. Também já trabalhou com os heróis da Marvel e DC e os quadrinhos dos Simpsons. Editou as revistas Sci-Fi News e Sci-Fi News Cinema e tem artigos publicados nos jornais O Estado de S. Paulo e A Tribuna, além de ter uma carreira no radiojornalismo.
 
 

PAULO NERY

Natural de Uruguaiana (RS), Paulo Nery foi muito influenciado pelos traços de Claudio Seto e pelos roteiros de Seto, Ikoma, Fukue. Paulo desenhou para a Grafipar até o seu fechamento, além de publicar charges no Correio de Notícias. Publicou quadrinhos, fez ilustrações médicas, pinturas e deu aulas de desenho de desenho. Colaborou com Emir Ribeiro em algumas histórias da Velta. Publicou a tira Que País é Este? no Jornal do Pinheirinho, de Curitiba. Ilustrou a 2ª capa da revistaMetal Pesado comemorativa dos 15 anos da Gibiteca de Curitiba. Também é um músico internacionalmente premiado (Internet Online Music Awards - IOMA) . Atualmente, colabora com Emir Ribeiro, com as capas da Velta. Atualmente, seu trabalho está direcionado para a pintura com prancheta digital. "Eu curtia todas as revistas da Grafipar, mas as preferidas eram a Próton e a Neuros."
 
 
 

PAULO RAMOS

Paulo Ramos é jornalista, professor da Unifesp e autor do Blog dos Quadrinhos. Pós-doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e integra o Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP. É autor de Revolução do GibiBienvenido e A Leitura dos Quadrinhos, entre outros. Foi premiado com cinco troféus HQ Mix.

Blog dos Quadrinhos.

 

PRYSCILA VIEIRA

Pryscila Vieira formou-se em Design pela PUC. Trabalhou com publicidade, coordenou a Bienal de Humor do Mercosul (1998) e foi chargista daGazeta do Povo. Ganhou três vezes o primeiro lugar no Salão de Humor Universitário de Piracicaba e foi selecionada para vários salões de humor do país e exterior. É a criadora dos personagens da campanha de separação de lixo da cidade de Curitiba e de Amely, a Boneca Inflável, publicada pela Folha de S. Paulo

http://pryscila-freeakomics.blogspot.com/

 

REINHARD SAUER

É diretor do Goethe-Institut Porto Alegre, onde, nos últimos anos, tem incentivado ações promovendo os quadrinhos brasileiros e alemães. Em 2010, organizou o I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. É idealizador do Osmose, um projeto de residências artísticas para autores de quadrinhos do Brasil e da Alemanha.
 
 

RENATO FACCINI

Renato Faccini é designer formado pela UFRJ e proprietário da Estabelecimento. Ilustrou para as revistas SuperinteressanteÉpocaCaprichoMundo Estranho,Aventuras na HistóriaVida SimplesVIP e outras. Recentemente foi contratado pelo estúdio Spicy Horse para ilustrar o jogo Alice: Madness Returns, lançado pela Electronic Arts. No mercado de quadrinhos, é colorista da BOOM! Studios (G.I JoeFarscape e Planeta dos Macacos).
 
 

RENATO GUEDES

Renato Guedes é quadrinista. Trabalhou como ilustrador para publicidade e para diversas editoras norte-americanas de quadrinhos. Já desenhou capas, ilustrou matérias e fez infográficos para Mundo EstranhoReligiõesContos BizarrosAventuras na História, entre outras. Foi artista exclusivo de DC e Marvel, desenhando regularmente séries como Smalville24 HorasSuperman e Wolverine
 
 

RETTAMOZO

Luiz Carlos Ajalla Rettamozo, de São Borja (RS), ér mais conhecida como Retta. Trabalhou como diretor de arte, ganhou vários prêmios e participou da Bienal de São Paulo. Tem uma obra no acervo do Museu Oscar Niemeyer. Criou jingles para o Boticário e é letrista de 2 CDs infantis (Música Boa pra Cachorro ePUMCATAPUMTIMBUM), e de poemas para crianças. Editou a Personal, para a Grafipar. Atualmente, trabalha no projeto pessoal ComoVer. "Minha publicação preferida é Sertão e Pampas, com desenhos de Flávio Colin e textos de José Angeli com roteiro meu, modestia a parte. Outra revista que tenho grande carinho é aPersonal, pois foi dentro dela que foram publicadas as primeiras páginas de quadrinhos da Grafipar. Histórias curtas e grossas com 4 páginas."
 
 
 

RICARDO MANHÃES

Ricardo Manhães é quadrinista e ilustrador. Já 14 álbuns (entre solo e compilações) publicados na França, Bélgica, Canadá e Holanda, assim como a realização de vários trabalhos de publicidade através dos quadrinhos para grandes empresas européias e continua inédito no Brasil a não ser por sua participação no álbum MSP+50.

 
 
 

ROBERTO RIBEIRO

Editor da Casa 21 e um dos organizadores do evento internacionald e quadrinhos Rio Comicon. Roberto Ribeiro também esteve envolvido com a organização da Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro.
 
 
 

ROD REIS

Rod Reis começou a carreira como colorista em Holy Avenger (Trama). Em 2003 começou a trabalhar para o mercado norte-americano e construiu uma carreira na DC. Já fez a cor das revistas SupermanSupergirlTeen Titans, entre outras. Hoje é o colorista regular de Aquaman e Asa Noturna.
 
 

RODRIGO CASARIN

Jornalista e especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), onde concluiu o curso com uma proposta de integração entre o JL e as Histórias em Quadrinhos. Rodrigo Casarin também é editor da editora Biografias & Profecias. Já publicou, em coautoria com Regina Magalhães os livros Plenamente – o bom em busca do belo e Luzir – incandescendo o Vale do Paraíba, e com Igor Antunes Penteado, Punk – o protesto não tem fim.
 
 
 

SANDRO LOBO

Editor e roteirista, Sandro Lobo é fundador da Barba Negra que tem trabalhado em parceria com a editora portuguesa LeYa. Antes, foi editor da Desiderata e da revista independente Mosh! e publicou em parceria com Odyr Bernardi a graphic novel Copacabana.
 
 
 

SIDNEY GUSMAN

Nascido em 1966, em São Paulo, Sidney Gusman é jornalista e editor de quadrinhos. Atualmente, é responsável pelo site Universo HQ e é coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções.

 
 

SPACCA

Spacca, 48 anos, paulistano, ilustrador, cartunista e quadrinista. Trabalhou com desenho e animação para publicidade, charge na  Folha de S.Paulo, e ilustrou livros didáticos e infantis. Publicou pela Cia. das Letras: Santô e os Pais da AviaçãoDebretD.João Carioca – em parceria com Lília M. Schwarcz, e Jubiabá de Jorge Amado. Atualmente, finaliza a adaptação do livro de Lília M. Schwarcz As Barbas do Imperador.
 
 
 

SOLDA

Nascido em Itararé, Solda mudou-se para Curitiba e se tornou um dos mais importantes cartunistas do Paraná. Já trabalhou no Pasquim e na revista Bundas.

http://cartunistasolda.com.br/

 

SONIA LUYTEN

Uma das mais respeitadas pesquisadoras de histórias em quadrinhos e humor gráfico do Brasil, Sonia Luyten possui doutorado e pós doutorado sobre mangá, deu aulas no Japão, Holanda e França e publicou oito livros, além de dezenas de artigos em revistas, jornais e publicações científicas.

http://sonialuyten.blogspot.com/

 

TIAGO RECHIA

 

Começou a trabalhar com charges no jornal O Paraná, de Cascavel, aos 13 anos. Em Curitiba foi colaborador do Correio de NotíciasO Estado do ParanáTribuna do ParanáJornal do Estado, para citar alguns. Assinou charge editorial na Folha de São Paulo com Glauco e Spacca. Desenhou humor também para as revistasIdeia (PR), Transporte (PR), Revista da Semana e Veja (SP). Fez exposições na Biblioteca Pública do Paraná, Caixa Econômica, Senac, Sindicato dos Jornalistas - PR, Salão de Humor do Piauí, Salão Carioca de Humor, Salão de Humor de Piracicaba, Salão de Humor de Foz do Iguaçu, entre outros. Desde 2005 faz charges para o caderno Vida e Cidadania e Los 3 Inimigos para o caderno de Esportes da Gazeta do Povo."
 

VINICIUS RODRIGUES

É professor de Literatura. Graduou-se em Letras (UFRGS), e finaliza seu mestrado em Literatura Brasileira sobre o ensino de literatura e seu papel na formação de leitores no Ensino Médio, abordando as histórias em quadrinhos. Em 2012, lançará, com outros pesquisadores, o livro História em quadrinhos: diante da experiência dos outros, resultado dos debates das Jornadas de Estudos sobre os Romances Gráficos da Universidade de Brasília.

www.devaneioliterario.blogspot.com

 

VITOR CAFAGGI

Vitor Cafaggi é de Belo Horizonte, formado em Design Gráfico pela UEMG. Criador da webcomic Puny Parker, desenhou uma das histórias de Pequenos Heróis de Estevão Ribeiro, participou do álbum MSP 50 e da Revista Fierro Brasil 2. Publicou de maneira independente Duotone e Valente para sempre – que lhe valeram um HQ mix. Publica as tiras Valente no jornal O Globo.

 
 
 
 

WATSON PORTELA

Nascido em Recife, Watson Portela pubicou na Vecchi, Grafipar, RGE, inter-Quadrinhos, Maciota (mais tarde, Press Editorial), Abril, Globo, Ondas, Rebels (França), Eros Comics (Seattle), além de ilustraçãoes para livros evangélicos e ministrar cursos de HQ. Em 2011 desenhou o Cabeça Oca, participou do MSP 50. "A melhor revista da Grafipar: Xanadu".
 
 
 

WILL

Will é designer gráfico, ilustrador e quadrinista, é um dos criadores do zine Subterrâneo. Ganhou três HQMIX, participou da coletânea MSP+50, e publicou em diversas revistas. Criou também os personagens Sideralman e Demetrius Dante. Publicou Ciranda CoraciO Senhor das Histórias e 20.000 Léguas Submarinas(todos pela Nemo), revistas independentes de Sideralman e O Homem, o Louco e a Caixa - ganhador do HQ Mix. Membro fundador do Quarto Mundo, participa do coletivo Petisco.
 
 
 
 

YURI AL'HANATI

É jornalista da Gazeta do Povo, especialista em literatura, quadrinhos e cultura e autor do livro Deus sabe que não faço esses quadrinhos por mal.

 

 

 

 

Apresentação | Bios Nacionais | Bios Internacionais | Expos | Locais - Programação | Realização | Gibiteca | Contato | ZnorT!